
Quando "Sam & Max Hit the Road" chegou às prateleiras, em 1993, pelas mãos da Lucas Arts, os adventures atravessavam uma grande fase, estimulados por outras obras memoráveis da produtora, como "The Secret of Monkey Island", "Indiana Jones and the Fate of Atlantis" e "Day of the Tentacle".
A dupla de detetives, formada pelo enorme cão Sam e por Max, um coelho hiperativo e sem qualquer noção, foi criada em 1987 por Steve Purcell, para estrelar uma história em quadrinhos. Os personagens, no entanto, acabaram consagrados pelo bem-humorado jogo, que colocou ambos para rodarem por diversos locais do globo, com suas pouquíssimo convencionais técnicas de intimidação de criminosos.
Depois de dois projetos fracassados em tentar trazer uma das duplas mais barulhentas dos adventures para PC, finalmente Sam e Max, os "policiais freelancers", estão prestes a ganhar um novo caso.
O cachorro investigador Sam e o coelho superativo Max nasceram da mente e pena de Steve Purcell - hoje ele trabalha para a Pixar, que faz desenhos como "Carros" - , que lançou a primeira história em quadrinho em 1987. Mas foi no adventure para PC "Hit the Road" que a dupla ganhou a popularidade que tem hoje.
O novo game é dividido por episódios, como acontece com a trilogia de "Half-Life 2". Isto é, de tempos em tempos, novas aventuras serão lançadas. Grande parte do charme do adventure original estava nos desenhos feitos a mão, como se fosse uma animação tradicional. Mas, agora, os personagens ganharam o mundo 3D, tentando preservar o máximo do carisma da obra original.
O que não mudará é a fórmula de adventure "aponte-e-clique". Na maior parte do tempo, o jogador controla Sam - mesmo porque controlar Max é impossível. O seu companheiro fica orbitando em volta do parceiro e agindo por conta própria.
Mais uma vez, a cultura norte-americana é parodiada. Entre os novos personagens estão um paranóico proprietário de uma loja de "inconveniência", um psicoterapeuta que era tatuador e uma gangue de ratos que fez várias "pontas" nos quadrinhos.
Talvez, um fato que deixe os fãs antigos um pouco ressabiados é que o elenco de dubladores do game ou do desenho animado não foram mantidos. Mas a produtora diz que os talentos locais são competentes e funcionarão com o esquema de episódios, afinal, eles estarão por perto sempre que precisar.

0 comentários:
Postar um comentário